terça-feira, 21 de julho de 2009

Tijolo do Morro da Fumaça



Nas últimas duas semanas estive no estúdio do Ricardo "Pelota" Sória, ali no bairro Cristal, vizinho do Quilombo do Sopapo. Estivemos trabalhando 3 canções, que penso integrarem um corpo de composições onde eu e alguns parceiros, Serraria e Bataclã FC, pensamos a nossa sociedade capitalista baseada no consumismo desenfreado. Qualquer consumo, essa vã tentativa de preencher nosso vazio existencial por fugazes momentos.

As coisas vão indo bem, estamos aprendendo a trabalhar juntos e mudando algumas concepções no decorrer do processo, adequando às condições do estúdio, timbres, instrumentos e idéias que pintam na hora. Uma descoberta é sobre os baixos eletrônicos. Tô gostando muito dessas texturas e acho que se encaixam muito bem em algumas das propostas, baixo grudado na bateria, também eletrônica, pesado e dançante.

Na quinta pretendemos avançar mais um pouco, trocar algumas guitarras, mexer nas dinâmicas das batidas, mesmo eletrônicas podem soar mais orgânicas. Posto aqui a letra de "Tijolo do Morro da Fumaça" (bagulhinho bom), letra que começa com uma citação do poeta Paulo Leminsky, relacionando a maconha com a linha de montagem fordista, sua incompatibilidade com o relógio ponto, coisa muito séria!!! Pra saber mais sobre o trabalho do Doido Pelota acesse: http://www.doidopelota.blogspot.com/

Tijolo do Morro da Fumaça
Marcelo Cougo/Paulo Leminsky

"Serenidades" incompatíveis com o tempo
medido pelos relógios que regem a vida formal
são negações, contestam parte do pensamento
tijolo das sociedades de consumo industriais


Se me levanto (faminto) com o pé trocado
esquerdo (sedento de vinho)
qualquer pedaço é meio
pro relógio desfocar

E se meus pés deslizam pelo azulejo
trabalho não há de faltar
não há de faltar desejo

Apagou o farol (a rua tomada de sol)
avançou o sinal (a boca coberta de sal)
eu só faço o que as luzinhas mandam
não acredito no que sai escrito no jornal

Dentro do quarto, contando semente
no ventre do vento miro o horizonte
que me vê
eu só faço o que as luzinhas mandam
eu passo o dia dando risada
do que passa na tv

Ô bagulhinho bom!!!

Um comentário:

CENTRAL SOCIAL RS disse...

tamo junto...CENTRAL SOCIAL RS, ABRAÇO.