quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Continuando...

...o que eu tava falando antes...daquela visita à CEF resultou a aprovação de um projeto, oficinas de sexualidade com ênfase nas questões de gênero e no planejamento familiar para a população das Vilas Sta Terezinha e Papeleiros. Depois desse texto vou colocar o projeto no Blog.

Mas o nome da função é Mocotó Elétrico então vamos colocar um tempero diferente desse vez:

mañana tem show no café da Oca, cantoria com o Délcio Beleza e o Duke Jay. Tb vou tentar comemorar o aniversário de um ano de Libertadores...putz, já se passou esse tempo todo daquela noite que ainda não acabou! Foi um barato muito loco, passou voando por cima da minha cabeça...

Sem brigar com a tentação de fazer desse espaço uma espécie de diário catanárquico ou anárquicocatársênico deixo dito que vou gravar Jaqueline Nega Diaba agora de tarde, com o Serraria, coisa pro disco dele.

O projeto aquele, aqui embaixo:


Projeto Geração Consciente/ Vila Sta. Terezinha/Papeleiros

APRESENTAÇÃO

Este projeto surge da parceria desenvolvia entre os oficineiros do COMITÊ GERAÇÃO CONSCIENTE e a ONG Moradia e Cidadania. A partir da experiência em oficinas com a temática do Planejamento Familiar realizadas nos últimos três anos, observamos um melhor resultado através do acompanhamento mais regular das Oficinas com a criação de vínculos entre oficineiros e o público permitindo o aprofundamento da proposta, como demonstrado na nossa participação no ano de 2006 na Cooperativa Elo Dourado, na Lomba do Pinheiro e o Projeto de Sexualidade desenvolvido na Escola Municipal Morro da Cruz.

JUSTIFICATIVA

O planejamento familiar, política que vem tendo reconhecida sua importância, juntamente com a temática da sexualidade quando desenvolvidos de maneira mais integrada conseguem resultados importantes na abordagem de temas como a prevenção de gravidez indesejada, o preconceito e o machismos, a prevenção de DSTs e AIDS, a auto estima, os cuidados com a saúde e o corpo e os direitos do cidadão, podendo contribuir na melhoria de vida das pessoas participantes assim como das comunidades onde são realizados os encontros.

OBJETIVOS

Utilizar o espaço formal comunitário constituído pela população das Vilas Santa Terezinha e dos Papeleiros para a criação de um ambiente de troca, de educação e esclarecimento de dúvidas.

Ampliação do debate sobre questões relativas aos direitos humanos, gênero, discriminação e preconceito;

Conscientização do público alvo sobre a importância do uso de métodos contraceptivos, uso de preservativos em todas as relações sexuais e estimulação da sua capacidade crítica em relação a sua sexualidade, diminuindo, com isso, os índices de gravidez indesejadas e a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.
Estabelecer um contato mais efetivo entre a população assistida pelo projeto e o posto de saúde referência e seus agentes.

Sensibilização dos gestores de saúde e de educação para implementação de programas articulados de educação preventiva e promoção da saúde;

Formação de jovens e adultos que disseminem a idéia de sexo seguro e possam ajudar outros jovens a compreender melhor sua sexualidade, vivendo-a com responsabilidade;

Criar condições para a implementação de projetos dentro da Casa Brasil que visam desenvolver oficinas com outras temáticas que envolvam as questões econômicas do planejamento familiar, aprofundamento das questões de gênero, economia solidária, geração de renda, etc, com a possibilidade de envolver adolescentes e crianças pertencentes àquelas comunidades.

METODOLOGIA

Serão realizados encontros quinzenais, uma semana para cada grupo de mulheres já vinculadas ao Sase da comunidade, que estão funcionando regularmente nesse horário, pelo período de três meses. Esses encontros terão a duração de uma hora, às terças feiras pela manhã.
Como ação inicial será feita explanação dos objetivos gerais que motivam o Projeto a ser implantado na comunidade e como se pretende desenvolver o trabalho. As Oficinas que acontecerão posteriormente contemplarão as demandas oriundas do grupo participante, demandas essas que serão incluídas nos próximos encontros. Com isso adequamos os interesses e necessidades da comunidade. Após a realização de cada encontro será feita avaliação junto aos participantes das oficinas sobre a eficácia das ferramentas utilizadas durante a oficina.

As Oficinas serão compostas das seguintes etapas:
1° parte: 20 minutos – Introdução aos temas do dia:
Utilização da técnica BIODANÇA do Psicólogo chileno Rolando Toro que promove a interação do grupo para sensibilização e preparação ao tema. O objetivo do uso desta metodologia nesta etapa das Oficinas também éambientalizar os presentes em ação de integração das pessoas e torná-las receptivas para o conteúdo que será focalizado no dia.

2° parte: O facilitador que dirigiu a técnica de interação com público presente faz a introdução à segunda etapa. Através de dinâmicas e jogos que permitem uma maior interação entre os participantes e uma “quebrada de gelo”, serão abordados os temas do dia. Perguntas formuladas pelos presente serão trazidas ao grupo, debatidas e respondidas pela equipe, realçando a importância de uma construção coletiva baseada na experiência dos participantes.

3° parte: Fechamento com a avaliação e diálogo com o público presente à Oficina sobre as atividades desenvolvidas no encontro. Nesta etapa serão ouvidas as demandas do público em relação ao tema a ser
desenvolvido nas oficinas seguintes.

Temáticas por encontro:

1° Tema: Gênero – 2 encontros

Objetivo: Abordar as questões de gênero relativizando as formas de ser masculino e feminino. Pensar os efeitos das relações estereotipadas de gênero no cotidiano das pessoas e na vivência da sexualidade.

Sugestões de Atividades: Jogo de batata-quente com debate de frases estereotipadas sobre gênero; confecção de cartazes com listagem das vantagens de ser do sexo oposto.

2° Tema: Corpo – 2 encontros

Objetivo: Trabalhar questões relacionadas ao corpo, tais como: mudança corporal decorrente do crescimento, diferenças corporais entre mulheres e homens (fisiologia), detalhamento do corpo masculino e feminino pensando nas questões físicas e culturais envolvidas (ideologia e mídia), auto-conhecimento, auto-cuidado e os diferentes mitos relacionados aos sexos.

Sugestões de Atividades: Confecção de cartazes sobre as diferenças do corpo masculino e feminino; utilização de cartazes prontos ou modelos; dinâmica do concordo e não concordo com frases sobre o assunto; apresentação de perguntas para debates em pequenos grupos; trabalho sobre perguntas feitas pelos participantes.

3° Tema: Métodos Contraceptivos – 2 encontros

Objetivo: questões referentes ao corpo e introduzir discussões acerca dos métodos de prevenção, exposição dos diferentes métodos e como usa-los, onde buscar e os direitos da cidadania nas questões da saúde sexual.

Sugestões de Atividades: Dinâmica do concordo e não concordo com frases sobre o assunto; apresentação de modelos corporais e de métodos; apresentação de vídeos informativos ou de cartazes informativos.

4° Tema: Prevenção e saúde – 2 encontros

Objetivo: Retomar a questão do corpo e dos métodos anticoncepcionais e introduzir a discussão das DST´s, HIV/AIDS, abordar as representações das doenças, abordar a questão da observação do corpo, auto-cuidado e busca da rede de saúde.

Sugestões de Atividades: Dinâmica da festa; dinâmica sobre a busca da rede de saúde.

5° Tema: Família, violência, drogas, preconceito e a recapitulação dos temas anteriormente abordados – 4 encontros.

Objetivo: Abordar as diversas formas de estrutura familiar, a violência intra-familiar, o abuso sexual, os preconceitos de gênero e a diferentes opções sexuais. A resolução de conflitos de forma não violenta.

Sugestões de Atividades: Debates com o grupo e diferentes dinâmicas com abordagens para os temas propostos tais como palavras geradoras, círculo e cultura e vivências de integração.

Ao fechamento de cada atividade será feito e entregue para a Ong Moradia e Cidadania um relatório do andamento da oficina.

Obs.: Essas atividades estarão sujeitas a mudanças a partir do desenvolvimento das atividades, em acordos com o grupo participante, pois tratam-se de oficinas e não de “aulas” expositivas.

Um comentário:

Anônimo disse...

It is my first message here, so I would like to say hallo to all of you! It is definitely pleasure to join your community!