
O grupo RBS agora quer criar o consenso de que pedir esmola na rua é crime. Só pode ser isso. Na Zero Hora de hoje há uma matéria sobre seu painel realizado ontem, dia 02/04 que versava sobre esse assunto, olha a manchete: Onde esbarra o esforço de tirar pedintes da rua. embaixo: para superar achaques (o grifo é meu), a legislação confusa é um dos obstáculos. Aí bem grande na página 4: Leis vagas dificultam ação contra pedintes.
Definições em um dicionário on line que uso:
pedinte
adj. e s. 2 gén., que ou pessoa que pede ou mendiga;
mendigo.
achaque
a.cha.que
sm (ár ash-shakâ) 1 Disposição mórbida habitual e quase natural do indivíduo. 2 Defeito moral, imperfeição, vício. 3 Imputação infundada. 4 Ato ou efeito de achacar, acepções 4 e 5. Dim: achaquezinho, achaquilho.
Confesso que fiquei meio confuso, no meu português coloquial achaque é coisa agressiva, quase extorsão mas vá lá, sei que pedir e achacar são coisas beeeeem distintas. Fico imaginado que espécie de mudança na lei seria necessário para acabar com isso? Revogar aquela parte do ir e vir? Começar, desde o berço, a diferenciar Cidadão de Achacador em potencial? Pergunto, desde quando pedir é crime? A partir de quando o grupo RBS começará a exigir a remoção física de todos aqueles que importunam os olhares dos "cidadãos de bens"? Mendigos, isso tem que ter fim, pode ser a próxima campanha do grupo, que tal?
Foto tirada do blog: 2rosas.weblog.com.pt
4 comentários:
ui, ui, ui... as duas "higienes" são complicadas e com efeitos perigosos para a natureza ou para o SER HUMANO, nunca sei se nos coloco dentro ou fora da natureza, como participantes ou observadores (papo de louco).
Bem...eu sou contra a esmola, acho que não resolve nenhum problema, mas também sei que pra muita gente não existe muitas escolhas (isso é uma longa discussão política/social)... mas o que quero comentar é sobre o tal achaque... para mim é claro que pedir e achacar são coisas bem diferentes, ao menos no meu português. Um exemplo, se comparar duas frases:
O cara me pediu um dinheiro na esquina.
e
O cara me achacou um dinheiro na esquina.
vamos combinar... o sentido é bem diferente né?
Queria ver a matéria, não para conferir, porque confio nas fontes, mas só para sentir um pouco de raiva da zero hora. Não sei como ver as edições anteriores... coloca o link no teu blog...
beijos e até logo!
a zero tem que fazer reportagem sobre os calouros da ufrgs!
Puts... mas nada de surpreendente quanto aos participantes, vamos combinar né?
olha só pra mim a matéria apareceu com outro nome "O constrangimento nas ruas em discussão"
Eu gostei do comentário da Ana aqui em cima... acho que seria tri legal fazer um blog sobre o "achaque" dos bixos da UFRGS... hahahahaha sempre na luta pelo politicamente correto...
Postar um comentário