quinta-feira, 3 de abril de 2008

Isso tem que ter fim...




O grupo RBS agora quer criar o consenso de que pedir esmola na rua é crime. Só pode ser isso. Na Zero Hora de hoje há uma matéria sobre seu painel realizado ontem, dia 02/04 que versava sobre esse assunto, olha a manchete: Onde esbarra o esforço de tirar pedintes da rua. embaixo: para superar achaques (o grifo é meu), a legislação confusa é um dos obstáculos. Aí bem grande na página 4: Leis vagas dificultam ação contra pedintes.

Definições em um dicionário on line que uso:

pedinte

adj. e s. 2 gén., que ou pessoa que pede ou mendiga;
mendigo.

achaque
a.cha.que
sm (ár ash-shakâ) 1 Disposição mórbida habitual e quase natural do indivíduo. 2 Defeito moral, imperfeição, vício. 3 Imputação infundada. 4 Ato ou efeito de achacar, acepções 4 e 5. Dim: achaquezinho, achaquilho.

Confesso que fiquei meio confuso, no meu português coloquial achaque é coisa agressiva, quase extorsão mas vá lá, sei que pedir e achacar são coisas beeeeem distintas. Fico imaginado que espécie de mudança na lei seria necessário para acabar com isso? Revogar aquela parte do ir e vir? Começar, desde o berço, a diferenciar Cidadão de Achacador em potencial? Pergunto, desde quando pedir é crime? A partir de quando o grupo RBS começará a exigir a remoção física de todos aqueles que importunam os olhares dos "cidadãos de bens"? Mendigos, isso tem que ter fim, pode ser a próxima campanha do grupo, que tal?

Foto tirada do blog: 2rosas.weblog.com.pt

4 comentários:

Mosaicos da Vida disse...

ui, ui, ui... as duas "higienes" são complicadas e com efeitos perigosos para a natureza ou para o SER HUMANO, nunca sei se nos coloco dentro ou fora da natureza, como participantes ou observadores (papo de louco).

Bem...eu sou contra a esmola, acho que não resolve nenhum problema, mas também sei que pra muita gente não existe muitas escolhas (isso é uma longa discussão política/social)... mas o que quero comentar é sobre o tal achaque... para mim é claro que pedir e achacar são coisas bem diferentes, ao menos no meu português. Um exemplo, se comparar duas frases:

O cara me pediu um dinheiro na esquina.

e

O cara me achacou um dinheiro na esquina.

vamos combinar... o sentido é bem diferente né?

Queria ver a matéria, não para conferir, porque confio nas fontes, mas só para sentir um pouco de raiva da zero hora. Não sei como ver as edições anteriores... coloca o link no teu blog...

beijos e até logo!

alleite disse...

a zero tem que fazer reportagem sobre os calouros da ufrgs!

Mosaicos da Vida disse...

Puts... mas nada de surpreendente quanto aos participantes, vamos combinar né?

olha só pra mim a matéria apareceu com outro nome "O constrangimento nas ruas em discussão"

Mosaicos da Vida disse...

Eu gostei do comentário da Ana aqui em cima... acho que seria tri legal fazer um blog sobre o "achaque" dos bixos da UFRGS... hahahahaha sempre na luta pelo politicamente correto...