quarta-feira, 9 de janeiro de 2008


Buenas, fomos e voltamos, o que pode parecer coisa pouca mas longe disso. Maquiné em língua Tupi é Passo das Águas e elas mostraram sua força nesse último sábado. Quase dormimos por lá. Só pra mostrar o que esperava por nós, ainda no caminho, paramos para filmar e fotografar um tornado se formando, à beira da Freeway, lado direito de quem vai pra Osório. Não foi a toa que puseram lá os cataventos...

Depois de chegar em Maquiné e descobrir o caminho para a Solidão nos pusemos a subir morro pra falar com o Mestre Renato Alves, cantador desde criancinha, inspirando a todos com sua alegria e orgulho de manter viva essa tradição. Registrado esse momento fomos em busca da Farmacinha, projeto das mulheres camponesas, onde se deu a festa. Tudo muito simples e belo. A cada estiada se via a imponência das montanhas, finalzinho da Serra do mar, e o grave ruído das águas que desciam morro abaixo.



Um pouco mais tarde que o previsto, depois das 21 hs, começou a cantoria, várias pessoas já se amontoavam na varanda, já que a chuva não dava trégua, pra verouvir as toadas de chegada e despedida aos Reis Magos, agricultores da região caracterizados como tais. Lentinha, polenta e saladas eram servidas na cozinha mais um suco de Jussara, que todos garantiam ser tão rico quanto o do açaí. Delicioso!


Nos despedimos com a promessa de me breve voltar para apresentar um esboço do nosso projeto e deixar um material com as imagens captadas. Por isso mesmo não vou rechear o blog com essas imagens, foi um pedido da turma de lá, que já deu muito e quase nada tiveram de retorno. Próxima parada, o carnaval navegante de Porto Alegre.

2 comentários:

Pati disse...

Que viagem velhinho!Com direito a tornado e tudo... perdi essa!haha

Anônimo disse...

Nossa, isso sim que é LOUCURA... a energia do Terno dos Reis!!!
Maquiné é mágico! hehehehe
lindas as imagens!