quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Pluméria Rubra

Meu Deus, Giba, aqueles de que tanto falas estavam a cercar o Araújo essa tarde, pouco depois de nos encontrarmos. Em meio a nuvens de cigarras e nenhuma de maconha mediam, projetavam, faziam ar de preocupação, fumavam cigarros nas pontas dos dedos. Tá certo que o Araújo Viana foi um espaço projetado, foge um pouco do que é manifestação natural, mas esse fazer pensar, querer mostrar é importante também. Podíamos nós todos cuidar um pouco melhor do que é nosso, se assim fosse entendido, da comunidade.
O encontro valeu dias, horas intermináveis que passavam rápidas demais nas cantorias e resvalos de memória, na cerca derrubada da imaginação. Tudo costurado pelo som dos tambores, pelas melodias dos velhos carnavais. A cabeça do nego é rica demais, às vezes não cabe nas palavras, transborda o verbo e vira som puro, ruído vivo das coisas que respiram. E o gesto que acompanha tudo isso busca sempre o sincopado, um couro de cavalo bem temperado ou uma caixa de fósforo já basta. Uma tarde incrível ainda pelas companhias de Carlos Hahn, trabalhando firme e forte pelo Zoom RS mais o Serraria, intelectual condutor dessa entrevista, com muita afetividade. Vai estar bastante coisa dessa conversa na edição precisa do Zoom RS, é só aguardar.
Seguimos assim a busca do projeto perfeito, captando, sentindo para depois pragmaticamente elaborar os objetivos. Fiquei com vontatde de voltar à Maquiné e levar esse papo pro seu Renato Alves e pros seus, vou ver com a gurizada. Avante Infantes da Pátria!!

Para ilustrar, um pouco de minha árvore preferida. Sua flor tem olor que se espalha pelos campos e cidades, bem vinda sempre!
Jasmim-manga
• Nome Científico: Plumeria rubra
• Sinonímia: Plumeria aurantia
• Nome Popular: Jasmim-manga, frangipane, árvore-pagode, plumélia, jasmim-de-são-josé, jasmim-do-pará, jasmim-de-caiena
• Família: Apocynaceae
• Divisão: Angiospermae
• Origem: América Tropical
• Ciclo de Vida: Perene
O jasmim-manga é uma árvore encantadora, seu aspecto exótico e suas flores perfumadas envolvem a todos. Seus caule e ramos são bastante robustos e apresentam uma seiva leitosa e tóxica se ingerida. As folhas são grandes, largas e brilhantes e caem no outono-inverno. A floração inicia-se no fim do inverno e permanece pela primavera, com a sucessiva formação de flores de diversas cores e nuances entre o branco, o amarelo, o rosa, o salmão e o vinho. Está disponível no mercado uma forma variegada da planta.
Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil, leve e bem drenado. Não é tolerante ao frio e às geadas. Pode ser cultivada isolada ou em grupos, em amplos espaços, preferencialmente longe de dormitórios devido ao forte perfume. Multiplica-se por estaquia.
Nativo da américa central, o jasmim-manga é considerado sagrado no Ceilão onde faz parte das oferendas nos templos budistas. A árvore possui caules grossos com abundante seiva leitosa e folhas somentes nas pontas dos galhos. No inverno, perde completamente a folhagem que só reaparece em novembro. De abril a outubro surgem as flores, amarelas no centro e rosadas nas bordas.

As últimas fotos são do Leonardo Melgarejo, tiradas de blog que gosto de ler:
http://www.diariogauche.blogspot.com/

Nenhum comentário: